31/07/2013

Sopa de alface e beldroegas

Esta foi a minha primeira experiência com beldroegas, consideradas ervas daninhas. Nunca tinha comido e adorei. Há imensas na horta muito frescas e viçosas, mesmo apetecíveis.
Pelo que tenho investigado, são ricas em nutrientes, particularmente o ómega-3. Desde sempre usadas na culinária, mantiveram o seu lugar de destaque na cozinha Alentejana. Actualmente retomam o consumo em outras partes do país e também na cozinha gourmet.
Há que experimentar. Vai ser uma surpresa muito agradável.
Devem ser apanhadas à tarde, pois perdem o sabor ácido que têm de manhã.

Sopa de alface e beldroegas

Sopa de alface e beldroegas

Ingredientes:
1 alface
1 cebola
5 dentes de alho
2 courgettes
3 cenouras
1 molho grande de beldroegas
2 nabos médios
½ chávena de massa cuscuz grande
azeite
sal
água


Preparação:
1.
Lavar os vegetais, descascar (a cebola, os alhos, os nabos e as cenouras) e partir em pedaços. Colocar tudo numa panela grande e cobrir com água. Temperar com azeite e sal.
Deixar ferver até os vegetais estarem cozidos (15 a 20 minutos). Reduzir a puré com a varinha.
2. Juntar as beldroegas previamente lavadas e arranjadas (aproveitar os raminhos das pontas, as folhas e os caules mais tenros) e a massa. Deixar ferver até a massa estar cozida, mexendo ocasionalmente para não pegar.

2 comentários:

  1. Olá já usei as beldroegas em sopas e em saladas, mas apenas as folhas, nunca os caules, desconhecia que se podiam usar, foi há muitos anos através de uma senhora oriunda do Alentejo, professora, que vivia na minha terra.Já agora tb se podem usar na alimentação as urtigas,algumas pétalas de algumas flores, como as flores da abóbora,os dentes de leão, entre muitas outras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      De facto só se devem usar os caules das pontas dos raminhos que são os mais tenros, pois os outros, têm um sabor desagradável e contêm mais ácido oxálico, que não é muito bom para a saúde, pois pode formar cristais e cálculos renais.
      Cps

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...