14/01/2013

Bolo-rei rápido

Ainda o bolo-rei.
No dia 26 de Dezembro, já se tinha acabado o bolo-rei e não havia disponibilidade para sair de casa e ir comprar. Mas fazer uma das várias receitas tradicionais, demora algumas horas, principalmente pelo tempo que leva a levedar.
Decidi improvisar e numa receita que vi no Sapo sabores, alterei o fermento de padeiro, para fermento em pó. No entanto, a massa ficou bastante líquida e também foi necessário, acrescentar mais farinha.

No final, a confecção foi muito rápida, mas para grande surpresa minha, o bolo cresceu imenso, ficando com o dobro do tamanho.
Embora não tenha ficado com a consistência do bolo-rei tradicional, ficou com um sabor e aspecto óptimos.
E durou, durou, durou...

Da próxima vez terei que ajustar as quantidades e fazer um mais pequeno...

Bolo-rei rápido

Bolo-rei rápido


Ingredientes:
500g de farinha (+ aprox. 250g)
3 ovos grandes
130g de açúcar
130g de margarina
2 dl de leite
1 embalagem de frutas cristalizadas
150 g de sultanas
aprox. 300g de nozes com casca
1 colher de sobremesa cheia de fermento em pó
1 pitada de sal
1 cálice de rum

Preparação:
1.
Juntar a farinha com o fermento, o sal, a margarina à temperatura ambiente, o açúcar e o leite e envolver bem.
2. Adicionar em seguida os ovos batidos e mexer bem. Acertar o ponto da massa, juntando mais farinha, se necessário, de modo a que se possa colocar num prato de ir ao forno polvilhado com farinha e dar a forma redonda típica do bolo-rei (a massa fica a agarrar-se à mão). Neste caso tinha colocado inicialmente 500g de farinha e depois tive que adicionar mais 250g aproximadamente até obter a consistência desejada.
3. Adicionar metade das frutas cristalizadas e as passas (que se deixaram a macerar com um cálice de rum) e as nozes sem casca, partidas e envolver.
4. Depois de colocado num prato anti-aderente polvilhado com farinha, dispor em cima do bolo as frutas restantes, partidas longitudinalmente e pincelar com ovo batido.
5. Vai ao forno aproximadamente 40 minutos (cresce muito).


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...